Guia do SEO (Search Engine Optimization)

Boa parte das pessoas que estão começando um negócio digital já ouviram falar de SEO. No entanto, esse grupo nem sempre entende tudo o que esse conceito envolve e a real importância dele para se destacar na online. Então, veja um guia completo sobre o assunto.

O que é SEO e para que serve?

Foto: O SEO é essencial para a criação de conteúdo na internet.

Logo de cara, essa sigla significa Search Engine Optimization. Assim, ela consiste em um conjunto enorme de técnicas que ajudam quem deseja se destacar na internet.

Ao falar sobre esse tema é importante deixar claro que ele é muito amplo e engloba diversos conceitos diferentes. Dessa forma, quem deseja de fato entender mais sobre o assunto, precisa de boas horas de estudo. Ao ler esse artigo você vai perceber isso.

Como o SEO funciona?

Esse compilado de técnicas e estratégias funciona de modo a otimizar páginas na web. Assim, seu blog ou site tem muito mais chances de se destacar em meio a tantos concorrentes. Veja alguns exemplos do que se ganha ao investir em um sistema SEO:

  • Visibilidade;
  • Cliques;
  • Autoridade.

Vídeo descomplicando o conceito de SEO

Agora, se você está se perguntando o motivo dessa sigla tão pequena ser tão importante, calma. Basta pensar que a cada segundo milhares de pessoas estão usando os buscadores para pesquisar alguma coisa.

Imagine o quão difícil é ganhar espaço na imensidão que é a internet. Portanto, o objetivo desse sistema é te ajudar nessa jornada.

A origem do SEO

Foto: O SEO tem sua origem ainda na década de 90.

Você já deve ter percebido que essa sigla tem muita coisa a oferecer e engloba temas bem importantes. Então, vale a pena conhecer mais sobre a origem do famoso Search Engine Optimization.

Como surgiu?

Na verdade, essa é uma criação bem recente, visto que ela surgiu em 1991. Além disso, foi logo nessa época que começaram a aparecer os primeiros sites. 

Daí surgiu a necessidade de elaborar um sistema ou estrutura que fosse capaz de organizar todas essas páginas. Imagine passar horas procurando algo simples e desistir porque não encontrou. Assim, o SEO vem também como forma de tornar as informações acessíveis.

A criação desse sistema

Na década de 90 já existiam algumas companhias que faziam esse processo de organização, como o Yahoo. No entanto, esse sistema de otimização ganhou força em 1996 pelas mãos de Sergey Brin e Larry Page.

Tudo isso aconteceu com a criação do BackRub, que era um sistema de busca bastante a frente do seu tempo. Mas, você conhece esse buscador pelo seu nome mais atual, Google.

SEO e os motores de busca

Foto: Entender os motores de busca hoje é essencial para quem trabalha com internet.

Ao contrário do que alguns acreditam, os motores de busca são compostos por mais de um algoritmo. Assim, esse conjunto de elementos têm como trabalho rastrear e rankear todo tipo de conteúdo na internet.

Tudo isso para que as pesquisas sejam mostradas para os usuários de uma forma organizada. Além disso, apesar de ser o mais famoso, o Google não é o único buscador dentro do universo que é a internet.

Nesse sentido, você também pode usar o Yahoo, Bing, entre outros. Mesmo assim, o Google ainda domina mais de 90% das pesquisas feitas, o que faz com que muitos sequer conheçam essas outras opções.

Qual o sistema de funcionamento deles?

Antes de tudo, é importante ressaltar que cada buscador funciona de uma maneira diferente, ainda que o objetivo final seja o mesmo. No entanto, falando de um modo mais geral, é possível separar esses sistemas em 3 etapas principais:

1- Crawling

Nessa etapa os buscadores vão rastrear os conteúdos que estão ali na internet. Dessa forma, isso é feito por robôs criados para encontrar links e páginas.

2- Indexação

Esse processo consiste em pegar uma página que foi rastreada e colocá-la no índice do buscador. Assim, tem-se um sistema parecido com uma grande biblioteca com todo o tipo de conteúdo.

3- Ranqueamento

As etapas acima acontecem de forma constante. No entanto, a hora de definir onde cada página aparece é nessa última fase. Logo, é nela que os recursos de SEO são mais úteis.

O que é o algoritmo do Google?

Foto: O algoritmo do Google é muito relevante em uma estratégia de SEO.

Apesar do nome estar no singular, o algoritmo do Google inclui diversas operações. Assim, são elas que definem a posição das páginas dentro do mecanismo de busca. Dessa forma, tem-se um sistema de hierarquia acontecendo o tempo inteiro.

É um dos itens mais importantes ao planejar uma estratégia que coloque a sua página entre os resultados mais relevantes. Afinal, ele é o responsável por classificar o seu site usando uma série de critérios.

O algoritmo, por contar com critérios bem definidos, também é a principal razão para o destaque orgânico. Assim, com boas práticas, investir em anúncios se torna uma das alternativas para crescer e não um elemento obrigatório.

Um dos principais objetivos do algoritmo é entregar a melhor experiência de conteúdo para o seu usuário. Por isso, entender como ele funciona e fazer as melhorias no seu site também melhoram a qualidade do que você oferece ao cliente.

Vídeo explicando o conceito de SEO

Por que ele é importante para o SEO?

As técnicas desse último são baseadas no algoritmo dos buscadores. Sendo assim, para que tudo aconteça como planejado, é necessário entender esse sistema. Caso contrário, não tem como elaborar uma estratégia eficaz nesse sentido.

Atualizações do algoritmo e os impactos no SEO

Foto: O Google como buscador já passou por muitas mudanças ao longo dos anos.

O algoritmo do Google passou e ainda passa por diversas atualizações. Assim, o foco é sempre entregar aquilo que o usuário busca com o máximo de precisão e qualidade.

Todas essas mudanças vêm também para combater as páginas que não possuem qualidade e nem se preocupam com a experiência do usuário. Então, confira algumas delas ao longo dos anos.

Panda

Ele punia sites que tinham conteúdos com pouca qualidade e que usavam palavras-chave em excesso.

Penguin

As páginas com backlinks de baixa qualidade foram perdendo espaço para aquelas que faziam o processo de linkagem dentro de um contexto.

Hummingbird

Passou a focar na compreensão de intenções de busca ao invés de só se referir a palavra-chave exata.

Mobilegeddon

Nesse ponto a versão mobile das páginas passou a ser um dos fatores de ranqueamento importantes.

RankBrain 

Usou a inteligência artificial, IA, e o machine learning para entender melhor as intenções de busca de cada indivíduo.

Mobile-First Index

Aqui as páginas que tinham versão mobile ganharam mais destaque e rankearam bem melhor do que sites sem esse recurso.

BERT 

Usa a IA com ênfase em linguagem natural como ferramenta para entender melhor como os humanos fazem buscas na internet.

Não para por aí

O tempo inteiro o algoritmo passa por alterações visando entregar os melhores resultados. Dessa forma, as técnicas de SEO também se atualizam.

SEO On page, entenda o que é isso

Foto: O SEO On page consiste nas estratégias que acontecem dentro de um site.

Antes de qualquer coisa vale ressaltar que as estratégias On page e Off page trabalham juntas. Assim, elas vão conseguir dar destaque a uma página nos buscadores, também chamados de SERPs.

Na hora de considerar criar métodos para otimizar o “On page”, você deve entender que isso se trata de atualizar o conteúdo da página. Além disso, esse processo vale tanto para a parte escrita quanto para o código HTML.

Vídeo falando sobre o que é SEO On Page e SEO Off Page

Práticas essenciais

Essas estratégias dentro do site vão fazer com que os buscadores o encontrem mais rápido. Dessa forma, esses últimos terão mais facilidade ao classificar sua página como algo de qualidade e que merece aparecer nos primeiros resultados.

Por que o On page é tão importante?

Não é novidade para ninguém que existem milhões de sites disponíveis online. Isso faz com que os mecanismos de busca tenham que processar uma quantidade enorme de dados. Assim, ao optar pelas técnicas On page você:

  • Permite que os buscadores associem seu conteúdo com a palavra-chave que você quer ranquear;
  • Consegue se destacar em meio a tantos concorrentes;
  • Mostra para os buscadores que seu site se preocupa com a experiência dos usuários.

É por esse motivo que qualquer página que deseja conquistar espaço precisa investir em técnicas de SEO On page.

SEO On page dicas para colocar em prática

Foto: Criar uma boa estratégia de SEO requer muito estudo e planejamento.

Todo profissional que trabalha com conteúdo deve se preocupar com a parte do On page. Ela é a que de fato depende apenas do que você pode fazer para ter melhores resultados. 

Existem conceitos básicos que ajudam a entender como o On Page funciona. Assim, vale a pena conhecer algumas dicas que podem tornar esse trabalho um tanto mais prático e eficiente ao mesmo tempo.

  • Entenda o Google;
  • A palavra-chave é sua principal ferramenta de trabalho;
  • Dê a devida importância as tags e os subtítulos;
  • Estratégias de linkagem são essenciais;
  • Atenção as URLs e meta-description;
  • Imagens fazem toda a diferença.

Nos próximos tópicos você vai conferir melhor como colocar em prática cada dica dessa. Portanto, perceba também como o planejamento é importante para o sucesso desse tipo de estratégia.

Entenda como o Google funciona

Foto: Quem trabalha com SEO precisa entender os buscadores e como eles funcionam.

Quando se fala em entender o Google não é apenas saber o básico sobre ele. Assim, quem trabalha com SEO precisa conhecer a fundo esse buscador. Esse último será o foco do artigo, tendo em vista que ele é o mais usado no mundo inteiro.

Entender sobre esse buscador específico também é essencial porque ele é o mais usado atualmente. Então, conseguir uma boa posição no ranqueamento dele indica que o seu conteúdo é relevante para muitas pessoas, as quais têm potencial de se tornar clientes.

Cada detalhe importa

O Google não classifica os conteúdos de forma aleatória, logo, ele tem critérios que merecem atenção. Dentro desse cenário, ele analisa a experiência dos usuários ao acessar um site pela primeira vez.

Ele também sempre estuda o conteúdo em si para entender se ele é relevante dentro da sua proposta. Além disso, um fator interessante é que o buscador procura ver como as pessoas estão reagindo aquela página ou site. Daí o destaque para o engajamento.

Para um bom SEO, a palavra-chave aparece logo no primeiro parágrafo 

Foto: A palavra-chave é essencial em uma estratégia de SEO.

Ter uma boa palavra-chave, PC, é essencial para mostrar ao Google qual o foco do conteúdo. Assim, ela deve aparecer já no primeiro parágrafo, quando se fala no formato de texto.

Um outro ponto relevante é que ao longo da sua página existam palavras semânticas. Dessa forma, elas também vão contribuir para que o buscador entenda quais as intenções daquele conteúdo.

Diferente do que se fazia anos atrás, esse termo central não deve aparecer excessivas vezes no seu texto. Mas em partes estratégicas e de modo natural, ou seja, em frases, parágrafos e títulos nos quais se tenha sentido incluí-lo.

Caso isso não ocorra, há grande chance de o usuário não considerar o seu conteúdo útil. Aliás, os mais experientes na área, vão perceber que a tentativa foi a de conseguir uma boa posição, não oferecer um bom texto.

Vídeo sobre como encontrar uma boa palavra-chave

Busque ajuda

Hoje em dia existem diversas ferramentas que te ajudam a pesquisar PCs relevantes. Assim, na hora de criar algo você já consegue ver o quão o tema é buscado na internet. Profissionais focados em SEO sempre fazem esse tipo de ação.

Headtags e subtítulos são essenciais

Foto: Sua página online deve seguir um padrão de hierarquia.

As chamadas Headtags hoje são muito usadas e fazem toda a diferença em um site. Afinal, são elas que criam esse sistema de hierarquia dentro da página. Assim, tem-se uma conteúdo melhor estruturado e mais claro tanto para o Google quanto para o usuário.

No caso dos subtítulos eles fazem papel de indicadores do que estar por vir. Dessa forma, em textos, o leitor já sabe o que esperar dos próximos parágrafos. Ou seja, isso auxilia o leitor a fazer uma leitura superficial e decidir continuar a leitura, caso seja o que o interessa.

Também é um ponto importante para textos muito longos, nos quais o usuário busca apenas uma informação. Assim, quando bem estruturado, ele consegue encontrar o que procura de forma muito mais rápida.

Crie uma boa estrutura

Uma estrutura bem feita leva em conta esses dois elementos principais. Portanto, sempre que pensar no seu conteúdo, veja como encaixar as headtags e os subtítulos de maneira inteligente e criativa.

Atenção os links internos e externos na sua estratégia de SEO

Foto: Uma boa estratégia de SEO usa links internos e externos.

Os links servem para dizer para o buscador que seu conteúdo tem relação com o universo digital. Portanto, eles são muito importantes para ganhar destaque na internet. Assim, eles são divididos em internos e externos

O papel de cada um

Links internos servem para ligar conteúdos presentes na sua própria página. Daí a importância de ter uma coerência naquilo que você divulga nela. Por exemplo, um site que fala sobre pneus e culinária ao mesmo tempo terá problemas com essa estratégia.

Já os links externos são aqueles que ajudam a completar uma informação. Além disso, eles servem como fontes seguras que corroboram com o conteúdo criado no seu site.

O uso dos links deve ser feito de maneira inteligente e cautelosa. Assim, a ideia é que eles ajudem a sua página a ganhar autoridade. No entanto, quando você usa isso de maneira aleatória, o efeito é contrário dentro do que se chama de estratégias de SEO.

URLs e meta-description fazem a diferença

Foto: A meta-description serve como uma breve descrição do seu conteúdo.

Muitas pessoas acabam não dando atenção a URL de um site. No entanto, esse elemento tem total importância quando se fala em fazer uma boa estratégia de SEO

Dentro desse cenário, as URLs são ainda mais efetivas quando levam a palavra-chave. Assim, o Google consegue entender de maneira prática qual a real proposta da sua página online.

Isso sem falar que uma URL que já dá a entender sobre o tema abordado também impacta no tráfego. Afinal, o usuário logo de cara percebe se ali ele vai encontrar o que está procurando.

A meta-description pode ser definida como uma pequena descrição que fica logo abaixo da URL. Portanto, ela também contribui para que o usuário e os mecanismos de busca entendam do que se trata aquela postagem.

Como elas contribuem para melhorar o SEO On page?

De fato, esses dois atributos são de extrema importância quando o objetivo é anunciar a sua página para o leitor. Assim, uma boa estratégia de SEO sabe aproveitar ao máximo as vantagens que a URL e meta-description podem oferecer.

As imagens são sempre muito importantes

Foto: Usar imagens dentro de uma estratégia de SEO é muito importante.

Cada vez mais os usuários dão valor a imagens que mostram de forma mais simples um certo tema. Portanto, é dentro desse contexto que esse elemento visual se faz presente nesse tipo de estratégia.

Usar imagens interessantes e que contribuem para otimizar um conteúdo têm um alto impacto no engajamento. Assim, além de ilustrar o tema central da sua página, ela contribui para o tráfego da mesma.

SEO para imagens

Para que seja possível aproveitar o impacto positivo das imagens, é necessário usá-las de maneira inteligente. Então, existem alguns pontos que você precisa prestar muita atenção, veja só:

  • As imagens precisam carregar de forma rápida no site;
  • Cada imagem precisa de uma descrição como forma de ser inclusiva e aumentar o tráfego;
  • O título da sua imagem deve conter a palavra-chave referente ao conteúdo em questão.

Perceba que são apenas alguns detalhes, mas cada um deles faz total diferença para o SEO. Portanto, nunca negligencie esses pontos citados.

O SEO Off page

Foto: O SEO Off page também é de extrema importância para um site.

Um outro conceito muito importante para quem quer ganhar destaque no meio digital. Dessa forma, as estratégias Off page são aquelas aplicadas fora da sua página online. Agora, não ache que isso é feito de modo aleatório, pelo contrário.

Por que ele é importante?

O grande objetivo do SEO Off page é gerar o que se chama de Backlinks. Isso faz com que o seu site ganhe mais destaque nos mecanismos de busca. Além de que é uma ótima maneira de conquistar mais autoridade nesse meio virtual.

Hoje em dia, as ações Off page são muito relevantes quando se fala da importância de uma página online. Dessa forma, todo site pode usufruir dos benefícios que essas estratégias oferecem.

Como aplicar esse conceito de forma prática?

Foto: Aprenda a colocar em prática as ações de SEO Off page.

Por mais que não seja algo tão simples, com um bom planejamento é possível aplicar o SEO Off page no seu site. Assim, basta seguir alguns passos importantes, veja só:

  • Crie uma estratégia primeiro;
  • O contexto é essencial;
  • A busca em sites relevantes;
  • A importância do domínio;
  • O texto âncora faz toda a diferença.

A explicação mais detalhada de cada um desses pontos será mostrada nos próximos tópicos, então, confira de perto.

Primeiro, crie uma boa estratégia de SEO Off page

Foto: Sempre pense em como o SEO Off page pode ajudar o seu negócio.

Só é possível aplicar esse conceito quando se tem uma noção completa dos objetivos. Então, no caso, você precisa pensar em uma estratégia para construir links para sua página.

Pense no link building

O mais importante é que isso deve acontecer de forma natural e não forçada, pois acredite o Google identifica tal coisa. Dessa forma, pense em ações que vão fazer com que esses links sejam criados de maneira que faça sentido com a proposta do seu site.

Contexto não pode faltar nunca

Foto: Uma estratégia de SEO Off page sem contexto não funciona.

Esse é um elemento que sempre deve fazer parte das suas estratégias. Afinal, sem um contexto é muito difícil obter os resultados desejados. Isso inclusive se reflete quando se fala em links.

O contexto é o que mostra tanto para o usuário quanto para o algoritmo em qual nicho você deseja atuar e ser relevante. Quando isso não fica bem definido, é mais difícil se tornar uma referência, logo, também é mais difícil alcançar boas posições mesmo com as PCs corretas.

Portanto, toda a estratégia deve estar interligada e não funcionar de forma independente. Afinal, esse é o meio para fazer a análise de erros e acertos com o objetivo de crescer.

Tudo tem que fazer sentido dentro da estratégia

Pense naquilo que faz sentido para seu site. Assim, o importante é alinhar links de qualidade e com uma conexão com a proposta da sua página. Dessa forma, buscadores como o Google entendem que essa última de fato merece ganhar autoridade no seu nicho.

SEO Off page e a busca em sites relevantes

Foto: A linkagem precisa fazer sentido e deve levar em conta sites relevantes.

Apesar de ser essencial, apenas o contexto não é o bastante para conseguir um bom resultado de SEO. Dessa forma, você precisa selecionar sites que sejam de fato relevantes dentro do universo online.

Vídeo explicando sobre SEO Off Page e estratégia de link building

Qualidade dos links

Imagine que seu site é de receitas, logo, é essencial buscar páginas referência neste nicho. Caso contrário, essa estratégia de linkagem não será tão eficaz. Além disso, é importante lembrar que o tráfego orgânico se constrói com base na relevância.

Não adianta também, fazer linkagem para sites sem bom design, estrutura e conteúdo. Ou seja, não pode ser qual domínio que esteja no mesmo nicho, mas sim os mais atrativos, completos e que seguem boas práticas no buscador.

É por essa razão que esse último aspecto deve sempre ser levado em conta. Assim, os links usados possuirão qualidade, relevância e contexto.

A importância dos domínios

Foto: Diversidade de domínios é algo muito importante no SEO Off page.

Durante essa leitura você já entendeu a importância de se ter links de qualidade. Então, a autoridade de um domínio também é um fator importante para se analisar. Os sites, de acordo com esse critério, podem ter uma pontuação que vai de 0 a 100.

Quanto mais próximo de 100, mais relevante é o domínio para o buscador. Assim, é possível usar ferramentas que fazem a análise tanto do seu quanto de outro site. Além disso,existe um outro fator que não pode ser deixado de lado, a diversidade. 

Diversidade

Hoje em dia, de nada adianta usar vários links de um único domínio. Assim, o Google detecta essa estratégia e entende que o seu site não merece crescer em termos de relevância.

Por isso que a popularidade tem que vir de várias páginas diferentes. Claro, todas elas devem seguir todos os parâmetros citados até agora. Aliás, para a linkagem externa, é um fator essencial, já que elas transferem a confiança que têm para o seu site.

SEO Off page e o texto âncora

Foto: O texto âncora é um elemento essencial para o SEO Off page.

Muitas pessoas confundem o real significado desse termo. Na verdade, o texto âncora se refere  ao conteúdo sobre o qual é criado um link. Dessa forma, ele precisa contar com a palavra-chave que está em foco na página.

Agora, se você acha que é só isso, cuidado. Assim, caso resolva colocar o mesmo texto em todas as páginas terá um problema. Afinal, lembre-se de que o Google é muito inteligente e vai detectar essa ação.

Dentro desse cenário, o buscador considera isso uma espécie de tentativa de manipular o algoritmo. Portanto, os resultados obtidos não serão nada bons. 

A melhor maneira de evitar isso é variar toda vez em que for escrever um texto âncora. Então, perceba como pequenos detalhes podem ditar o rumo da sua estratégia de SEO.

Você sabe o que é Black Hat?

Foto: O black hat faz parte de uma prática danosa dentro de uma estratégia de SEO.

Uma das coisas que você precisa entender quando se fala do Google é o objetivo deste sistema. Assim, esse último está sempre em busca de ações que vão melhorar a experiência do usuário.

Diante disso, este algoritmo passa por melhorias constantes como forma de combater o que se chama de conteúdos duvidosos e com pouca qualidade, os famosos black hat.

Cuidado com essa estratégia

A cada dia que passa o Google está mais exigente com relação a isso. Tudo tendo em vista que no começo o SEO seu sistema tinha muitas falhas e era simples burlá-lo com esse tipo de prática.

Isso fazia com que mesmo sites que não ofereciam nenhum conteúdo de valor tivessem altas posições no Google.

Agora, quando se fala em black hat existem várias ações dentro desse conceito. Então, veja algumas delas e nunca as coloque em prática sob risco de penalidade.

  • Spam nos comentários: quando se comenta em blogs com o único intuito de obter backlinks;
  • Keyword stuffing: quando existe um uso forçado ou repetição excessiva da palavra-chave;
  • Cloaking: quando o site mostra conteúdos distintos para o robô e para o usuário.

Cuidado com o black hat

Páginas que usam o black hat caem de posição ou podem até ser banidas. Portanto, essa não é uma estratégia inteligente e não condiz com as técnicas de SEO.

White Hat, entenda o que é isso

Foto: Você sempre deve focar nas práticas chamadas de white hat.

De uma forma mais geral, White hat são as práticas contrárias ao black hat. Assim, são aquelas ações aprovadas pelos buscadores como o Google. Confira alguns exemplos logo abaixo:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Uso correto das palavras-chave;
  • URL amigável.

Um bom profissional que trabalha com criação de conteúdo entende que o white hat é essencial. Dessa forma, sua página não sofre danos e consegue o destaque que deseja dentro do universo digital.

Aprenda a criar uma estratégia de SEO

Foto: Hoje em dia entender de SEO é essencial para ganhar espaço na internet.

Já deu para perceber que elaborar uma boa estratégia de SEO é um processo complexo. Dessa forma, são muitos aspectos que você precisa avaliar. No entanto, existem maneiras de deixar tudo mais prático. 

Você pode seguir algumas etapas importantes, veja quais são elas agora:

  • Estabeleça seus objetivos;
  • Veja quem é a sua persona;
  • Escolhas as ferramentas ideais para seu site.

Esses tópicos acima mostram que não é possível montar uma boa estratégia se não há um planejamento. Portanto, você precisa definir as metas e como fará para alcançá-las.

Um outro ponto importante é o tempo para obtenção de resultados. Afinal, o SEO dá retorno em médio e longo prazo. Mesmo que não seja algo imediato, ele é mais duradouro e eficaz.

Estabeleça os seus objetivos

Foto: Toda estratégia de SEO precisa definir bem os seus objetivos.

Não adianta começar esse tipo de estratégia se não se sabe onde quer chegar. Então, primeiro de tudo, pense nos objetivos da sua página. Lembre-se que as técnicas de Search Engine Optimization são capazes de garantir os seguintes resultados:

  • Maior geração de vendas e leads;
  • Aumento de tráfego e autoridade do site;
  • Redução do custo de aquisição de cliente.

Um passo muito importante

É na definição dos objetivos que você consegue pensar nos KPIs ou indicadores que servirão de base para analisar os resultados. Então, é uma etapa de extrema importância e que pode ditar o sucesso da sua estratégia de SEO.

Quem é a sua persona?

Foto: Uma boa estratégia de SEO precisa de uma persona.

A persona se refere ao alvo da sua estratégia, para quem ela será aplicada. Assim, seu site, seja ele um blog ou um e-commerce, precisa ter isso bem definido.

De um modo simples, a persona é definida como uma representação fictícia do seu público-alvo. Dessa forma, é por meio dela que você entende as dores e necessidades dos seus clientes ou leitores.

Esse personagem precisa ser elaborado com dados obtidos por meio de pesquisas. Além disso, em especial quando se fala de um site de empresa, é essencial levar em conta o funil de vendas ao montar um plano de SEO.

Isso porque a depender de onde o usuário esteja, ele tem demandas distintas. Assim, isso reflete por exemplo no uso de palavras-chave.

Nunca deixe a persona de lado

Quando se tem uma persona bem definida, fica muito mais fácil colocar em prática uma estratégia bem sucedida. Então, não negligencie essa etapa.

É essencial escolher as suas ferramentas de SEO

Foto: Existem ferramentas que facilitam o trabalho de SEO.

Hoje em dia, você pode contar com diversas ferramentas para fazer um bom trabalho de SEO. No entanto, é necessário escolher os elementos certos para montar essa estratégia.

O ponto positivo é que a maioria das opções de ferramentas que se tem disponível são gratuitas. Assim, mais um aspecto que contribui para que objetivos como ganhar autoridade por meio de tráfego orgânico sejam mais em conta do que investir em soluções pagas.

Dentre as alternativas que você pode usar para otimizar seu site, tem-se:

  • Google Search Console;
  • Google Analytics.

Nos tópicos seguintes será possível conhecer melhor sobre cada uma e entender o que elas são capazes de fazer.

Google Search Console

Foto: O Google Search Console ajuda na comunicação entre a página e o buscador.

O papel dessa ferramenta é permitir que haja uma melhor interação entre o seu site e o próprio Google. Além disso, ele é capaz de oferecer diversos relatórios importantes, como por exemplo:

  • Problemas de indexação na página;
  • Relatório indicando se o site foi hackeado;
  • Indicação se sua página sofreu penalidades do Google;
  • Relatórios indicando a posição do seu site na SERP;
  • Relatórios mostrando quais sites usam sua página como backlink.

Esses são apenas algumas das avaliações que o Google Search Console consegue fazer. Assim, já contribui muito na hora de trabalhar em cima do SEO no seu site.

Como isso funciona?

A interface do programa é bem intuitiva de modo que até quem não entende muito de tecnologia consegue manusear. Dessa forma, você pode usar a ferramenta para obter os diagnósticos da sua página.

Em seguida, o indicado é conversar com um profissional da área para juntos pensarem em estratégias de otimização. Além disso, quando se fala em conteúdo de qualidade, o Google Search Console dá ótimas ideias.

Indicador de tráfego

O programa ainda consegue identificar quais as buscas que levam tráfego para sua página online. Desse modo, tem-se em mãos um ótimo indicativo da eficiência das palavras-chaves usadas.

Google Analytics

Foto: O Google Analytics é uma ferramenta muito útil para otimizar sites.

Uma opção mais conhecida hoje é o Google Analytics que como o nome já entrega, é uma ferramenta de análise de dados. Assim, esse é um programa bem completo e conta com as seguintes funções:

  • Ajuda na hora de construir a persona para seu site;
  • Monitora as conversões que foram geradas por meio das estratégias de SEO;
  • Mostra os canais que mais geram tráfego;
  • Relevada dados relacionados ao tráfego orgânico;
  • Indica quais páginas do site são mais visitadas;
  • Mostra a taxa de rejeição, duração da sessão e páginas por visita.

Uma ferramenta essencial

De fato, existem outras opções de análises que esse programa mostra. Desse modo, é uma ótima opção para te ajudar  a otimizar a sua página de maneira inteligente.

E as palavras-chave, qual o papel delas na estratégia do SEO?

Foto: As palavras-chave fazem parte da otimização de um site.

As palavras-chave ditam bastante o sucesso de um site. Portanto, não ache que é perda de tempo procurar pelos termos certos e mais relevantes da internet. Inclusive, sem eles hoje não se faz um bom trabalho de marketing de conteúdo.

São as palavras-chave que guiam a produção de um texto, post ou vídeo, por exemplo. Então, ao escolher uma, é essencial que elas não sirvam apenas de acessório no conteúdo, mas sim que sejam o foco principal dele.

Não é uma boa prática, por exemplo, usá-las e não explorar tudo que as envolve. Assim, o seu leitor vai sair do artigo decepcionado, já que não obteve as respostas ou explicações que queria.

Um conceito que faz toda diferença

Palavras-chave são aqueles termos que os usuários escrevem nos buscadores quando há alguma dúvida. Assim, é por meio deles que se tem a exibição de várias páginas.

No intuito de facilitar, imagine que você quer saber sobre como comprar pneus para carros. Dessa forma, ao digitar essas palavras no Google, ele vai coletar e mostrar os sites que mais têm potencial para te ajudar com sua dúvida.

Aprenda a fazer uma boa pesquisa de palavras-chave

Foto: Pesquisar palavras-chaves relevantes ajuda na criação de conteúdo para o site.

É importante lembrar que o Google é um buscador inteligente. Então, mesmo que não se use um termo exato, ele entende as intenções de busca. É por essa razão que os sites não devem se preocupar em usar a palavra-chave em excesso e sim optar por sinônimos.

Por isso, na hora de pesquisar os termos para sua página, leve em conta esse aspecto. Assim, fica mais fácil de conseguir o destaque necessário para aparecer nas primeiras opções do Google. Essa é a melhor forma de conduzir uma estratégia de SEO.

Sabia que o buscador pode ajudar?

Para auxiliar nessa procura, há diversas ferramentas muito úteis e o próprio buscador já sugere várias palavras-chave. Por exemplo, ao pesquisar um termo genérico e, em seguida, tentar uma nova busca, aparecem vários termos mais específicos.

A razão para que estejam lá é que há outras pessoas que buscam por aquele produto, serviço ou conteúdo. Portanto, conhecer essa e outras ferramentas mais usadas para esse fim é muito importante.

Existem tipos de busca em estratégias de SEO?

Foto: Existe mais de um tipo de busca quando se fala em otimização SEO.

Sim, pegando o conceito de funil de vendas, cada pessoa na sua jornada de compra realiza vários tipos de busca. Dessa forma, você precisa entender qual a real intenção de cada pesquisa feita.

Esse processo é de extrema importância, visto que alinha o que o seu site tem para oferecer com as consultas feitas na internet.

Navegacional

Esse tipo de busca é quando a pessoa já sabe o que quer, qual site deseja consultar. Assim, ela usa o buscador apenas como uma espécie de atalho, caso não lembre a url correta da página.

A pesquisa informacional

O usuário está em busca de informações sobre um certo assunto. Dessa forma, ele ainda não tem ideia do que quer e costuma estar no começo da sua jornada de compra.

Transacional

Está ligada de forma direta a uma compra. Portanto, aqui a pessoa quer adquirir algo, comprar preços, entre outros.

Local

Elas levam em conta o aspecto geográfico. Assim, é comum acontecer quando se quer achar um restaurante, consultório e por aí vai.

Existem outros tipos de busca?

Quem trabalha com SEO ainda não pode esquecer que existem sim outros tipos de busca. Então, confira alguns deles abaixo:

  • Vídeos e imagens;
  • Músicas e notícias;
  • Buscas acadêmicas.

Hoje o Google trabalha bem em cima dessas variações para oferecer a melhor experiência para o usuário.

Estratégia de SEO e os tipos de palavras-chave

Foto: As palavras-chaves podem ser curtas ou longas.

As palavras-chave possuem variações e tipos distintos. Logo, no intuito de usar essa ferramenta de maneira eficaz, é essencial compreender melhor essa divisão.

Na verdade, essas palavras se dividem em head tail e long tail. Assim, elas fazem alusão a uma cauda e condizem com etapas de jornada de compra diferentes. Ou seja, elas indicam qual é o nível de consciência do usuário sobre aquele tema, produto ou serviço.

Usando o exemplo da cauda, quanto mais no começo ela estiver, mais genérica é a palavra-chave. Dessa forma, isso significa que o usuário está no seu início da jornada de compra.

Para uma boa estratégia de SEO é necessário usar esses dois tipos de termos. Com isso, fica mais fácil adquirir clientes em potencial diversos. Aliás, também é uma forma de explorar quais são os problemas que o seu produto ou serviço pode resolver.

Head Tail

Foto: Na hora de definir as palavras-chave você deve considerar as head tail.

São definidas como aquelas palavras mais genéricas, logo, são usadas em estratégias para o início da jornada de compra. Afinal, nessa etapa o cliente ainda não sabe bem o que precisa. Assim, uma palavra-chave, PC, abrangente é o ideal.

Como são termos gerais, eles costumam ter um volume de busca bem alto. Isso pode ser comprovado na hora de usar uma ferramenta para encontrar PCs para seu site. Agora, para usar palavras head tail é necessário entender sua lógica.

Entenda como essas palavras-chave funcionam

De fato, elas são PCs com maior volume de busca. Dessa forma, elas geram um tráfego maior, mas o seu poder de conversão é menor. Tem-se aí uma relação proporcional inversa entre esses dois elementos.

Também vale ressaltar que quando se usa um termo desse, a concorrência é bem mais alta. Assim, fica mais difícil conquistar as primeiras posições no Google. Veja alguns exemplos de head tail:

  • Marketing;
  • Instagram;
  • Tik Tok.

Esses aspectos precisam ser levados em conta na hora de pensar na sua estratégia de SEO. Caso contrário, há chances de haver surpresas nos resultados obtidos.

Long Tail

Foto: As palavras long tail são muito úteis quando se pensa em atrair um certo público.

São mais conhecidas como palavras de cauda longa. Dessa forma, são bem mais específicas e úteis quando se quer uma estratégia voltada para o fim da jornada do cliente.

Isso tudo porque o usuário já pesquisou bem sobre sua necessidade ou desejo. Assim, ele sabe bem quais soluções estão disponíveis, mas busca algo mais antes de tomar sua decisão final.

Como funcionam?

É importante lembrar que as long tail não são palavras focadas na geração de tráfego. Afinal, por serem bem específicas, elas possuem um volume de busca menor.

Agora, mesmo não gerando um tráfego muito grande, elas são mais eficazes em conversões. Isso porque são capazes de atrair pessoas que estão prestes a realizar a compra.

Um outro aspecto interessante é que por terem um volume de busca menor, elas são mais fáceis de serem ranqueadas. Dessa forma, as long tail são sim essenciais dentro de um planejamento de SEO.

As ferramentas de palavras-chave ajudam na estratégia de SEO

Foto: Aprenda a usar as ferramentas a seu favor.

Você pode até pensar que descobrir opções de palavras-chave para usar é algo muito complexo. De fato, não é um processo muito simples e é necessário conhecer bem estratégias de marketing. No entanto, hoje existem ferramentas que te ajudam nisso.

As opções disponíveis facilitam toda a pesquisa e podem até te dar ideias de que termos usar no seu site. Assim, essas ferramentas são importantes para entender o impacto que certas palavras-chave terão no seu site.

Alguns exemplos de ferramentas para usar

Há opções gratuitas, pagas e algumas que limitam os recursos. Ainda assim, são boas alternativas para descobrir quais são os temas de interesse do seu público:

  • Google Trends;
  • Moz;
  • Google Keyword Planner;
  • Keyword Tool;
  • Wordstream.

Fora essas plataformas, até mesmo o buscador do Google mais usado no dia a dia pode ser útil. Por exemplo, ao pesquisar um termo e abrir a caixa de pesquisa novamente com a mesma palavra, ele sugere várias opções que também estão entre as de maior interesse.

Selecione a que mais atende às suas necessidades

Na hora de escolher, opte pela ferramenta que tem os recursos que de fato você precisa. Além disso, considere o valor dos planos que têm as funções que o seu site necessita, ou, caso não possa investir nisso agora, escolha a que mais se adequa às suas demandas.

Você já ouviu falar em Rich Snippets?

Foto: Os Rich Snippets também fazem parte das estratégias de SEO.

O nome pode ser desconhecido, mas com certeza você já viu algum ao pesquisar por algo no Google. Em resumo, Rich Snippets são, em tradução direta, fragmentos ricos de informações sobre uma página já nos resultados de pesquisa, os quais mostram:

  • Imagem;
  • Título SEO;
  • URL;
  • Descrição;
  • Avaliação com estrelas;
  • Número de comentários.

Quando um produto, marca ou artigos aparecem com todos esses dados há mais chances de que o usuário decida acessar o site. Além disso, quando os dados são verdadeiros, o tempo que as pessoas permanecem na página é maior, já que se interessam pelo tema.

Para que o Google consiga identificar tudo isso de forma clara, o HTML da sua página precisa ter os dados estruturados. Assim, o algoritmo vai saber quais informações selecionar para exibir em uma receita, produto ou artigo, por exemplo.

Como fazer isso?

Para ter esses dados estruturados, é preciso fazer uma configuração no HTML da página. Caso não tenha familiaridade com isso, busque um profissional que possa fazer. Então, o que não se pode é deixar o seu site sem um recurso tão útil para o ranking.

A importância

Quanto mais dados o usuário consegue em uma pesquisa rápida, maiores são as chances de que ele visite o seu conteúdo. Afinal, ele consegue ver todos os dados relevantes de uma só vez, logo, já pode decidir se é o que ele estava buscando ou não.

O que são Featured Snippets nas estratégias de SEO?

Foto: Os mecanismos de busca são bem complexos e possuem diversos recursos interessantes.

São as caixas de resposta para a sua pergunta que aparecem nos primeiros resultados. Então, podem ser parágrafos, listas ou tabelas que estão no site e que o buscador considerou relevante para aquele tema.

Por esse motivo, criar definições objetivas é muito positivo para qualquer tipo de conteúdo. Desse modo, o blog ou site de vendas ou consegue algumas vantagens:

  • Autoridade;
  • Ficar em primeira posição nos resultados;
  • Tornar-se mais competitivo.

Para os que querem alcançar mais pessoas, portanto, os Featured Snippets são grandes aliados. Mas é preciso saber que para cada tipo, há uma estratégia de otimização de conteúdo.

No caso dos parágrafos, usar definições curtas e diretas é a melhor opção. Já para as listas, é possível usar tanto bullet points quanto as heading tags do texto. Então, quando se investe nessas táticas há mais chances de conseguir a primeira posição.

Uma chance de ficar acima do primeiro resultado

Mesmo que o seu site não esteja na primeira posição para o tema, caso a sua definição seja a mais completa, ele vai aparecer primeiro. Assim, é algo que a sua equipe de produção de conteúdo deve priorizar.

EAT, o que é isso?

Foto: Uma boa estratégia de SEO ajuda a criar uma boa autoridade para sua página.

A sigla se refere a expertise, autoridade e confiança de um site na web. Assim, esses princípios fazem parte das diretrizes do Google e buscam avaliar:

  • Expertise: conhecimento técnico no assunto;
  • Autoridade: pessoa ou empresa com autoridade no mercado;
  • Confiança: fontes verdadeiras e de qualidade.

O algoritmo busca informações sobre o autor em todos os canais e no site inteiro. De modo semelhante ao mundo acadêmico, no qual ser citado por trabalhos relevantes é essencial para o reconhecimento de um artigo, por exemplo.

Essa diretriz costuma ter mais valor para áreas em que dados falsos podem causar maior dano às pessoas. Por isso, blogs do setor jurídico, financeiro ou da medicina conseguem maior prestígio quando o autor é um especialista.

Priorize a qualidade do conteúdo

O EAT também avalia a qualidade e profundidade do conteúdo que o seu blog oferece aos usuários. Então, mesmo que não faça parte de nichos tão específicos, criar textos bons e informativos pode melhorar a sua posição no ranking do Google.

Os backlinks dentro do conceito de SEO

Foto: Uma estratégia de SEO eficaz sempre faz uso de backlinks.

Para conseguir ganhar mais espaço no mundo digital, também é preciso receber reconhecimento de quem atua no mesmo nicho. Dessa forma, os backlinks são essenciais para a estratégia de otimização, afinal eles são os responsáveis por:

  • Aumentar o tráfego;
  • Melhorar a sua posição no ranking do buscador;
  • Indicar que o seu blog é uma referência com autoridade.

Também chamados de hiperlinks, eles ocorrem quando um outro site indica o seu para determinado assunto. Aliás, é crucial que o tema da página mencionada seja relacionado ao texto em que está, já que é o que usuário tem interesse e há mais chances de visitar.

Evite tentar manipular o algoritmo

Por alguns anos, quando o algoritmo não era tão completo como hoje, as estratégias que mais se usavam para alcançar a primeira posição eram de manipulação. Ou seja, buscavam enganar o robô usando as práticas recomendadas, mas não do modo certo.

Hoje, essas práticas ganham o nome de Black Hat, o qual pode gerar punições para quem as usa. Então, quando se trata de backlinks, não se deve usar links patrocinados ou em excesso.

O Link Building automatizado também é proibido pelo buscador. Portanto, fique atento apenas para as boas práticas.

Quais links usar?

É preciso conhecer as principais categorias de links, os quais se diferem pelos atributos nofollow e dofollow. A seguir, saiba mais sobre eles e como podem afetar a sua estratégia de Link Building.

Links nofollow e dofollow no SEO

Foto: Os links precisam ser usados com inteligência dentro da sua página.

Por outro lado, nem todos links externos contribuem para o conhecimento positivo sobre o seu site. É preciso que eles estejam em blogs que possuem autoridade no tema e que primam pela qualidade do conteúdo.

Um link dofollow é, em tradução, aquele que se pode seguir, pois ele compartilha a confiança que têm no mercado ao fazer uma menção. Assim, essa transferência de confiança será mais uniforme.

Já os links nofollow são o oposto, ou seja, não se deve seguir porque não têm tanta autoridade. Dessa forma, ao ter um backlink em um site com esse atributo, não há tanta influência sobre a sua posição no PageRank.

Portanto, é melhor conseguir poucos backlinks em páginas com o atributo dofollow do que muitos links externos em páginas nofollow. Assim, há mais chances de conseguir ficar nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Os links nofollow não têm influência alguma?

Mesmo que não sejam os mais indicados, eles também têm um papel no crescimento do seu site. Por meio deles, é possível aumentar o tráfego, expor mais a marca e contribuir para as vendas. 

Evita penalidades

Fora isso, não é preciso se preocupar com ações manuais do Google em seu site. Ainda mais, ter backlinks nofollow e dofollow é algo natural em uma estratégia de Link Building.

Por fim, se eles contribuem para um tráfego qualificado no seu site, ele tem ação positiva sim. Então, também se pode usar ferramentas de auditoria para identificar possíveis problemas.

Principais técnicas de link building que você precisa conhecer

Foto: É essencial aprender a usar as técnicas de link building quando se fala em SEO.

Link building é a estratégia de buscar obter backlinks confiáveis e relevantes de forma ativa para o seu site. Então, é importante saber como fazer isso da forma correta e que seja valorizado pelo Google como as seguintes práticas: 

  • Guest posts;
  • Link Bait;
  • Menções à marca;
  • Links quebrados.

Ao conseguir isso, o SEO das suas páginas vai conseguir mais autoridade no tema. Além disso, aumenta o número de direcionamentos confiáveis para o seu blog e nos quais o usuário tem interesse em clicar e conhecer.

Off Page

Essas técnicas fazem parte das práticas consideradas boas pelos buscadores, logo, não há risco de sofrer punição e elas de fato funcionam. A maioria delas exige que você entre em contato com os administradores de outros sites, ou seja, faz parte das táticas Off Page.

Por esses motivos, vale a pena saber como colocar essas técnicas em prática e conseguir aumentar a relevância do seu blog. Assim, saiba com detalhes no que consiste cada uma delas e como funcionam a seguir.

Guest posts

Foto: Você não precisa usar apenas uma estratégia de link building.

Como o nome sugere, são conteúdos publicados por convidados. De modo geral, isso é mais interessante quando o autor do texto é uma especialista no assunto, seja por ter formação na área, seja por possuir longa experiência.

É uma oportunidade de publicar um artigo em um site relevante para o seu nicho e gerar vários backlinks confiáveis. Aliás, vale lembrar que deve ser um blog com o mesmo público-alvo que o seu, caso contrário, as chances de aumentar o tráfego são menores.

Com isso, fazer uma boa prospecção é essencial. Entre em contato com quem administra o site e mostre as vantagens de fazer essa parceria, o porquê seria interessante para ele aceitar um Guest Post e como o seu conteúdo seria relevante para ele.

Por fim, busque contatos oficiais, como um endereço de email. Além disso, seja conciso na mensagem, apresente o seu negócio e mostre os motivos pelos quais acredita ser uma boa parceria.

Cuidados ao usar essa tática

Assim como a regra geral, não é indicado colocar muitos links externos para o seu blog. Além disso, não use um conteúdo já publicado, crie algo original e relevante para o site do parceiro também. 

Link Bait no SEO

Foto: As estratégias de SEO podem ser ainda mais eficazes quando se tem parceiros relevantes.

É uma estratégia que também visa obter mais backlinks, mas de forma distinta do Link Building. Enquanto este consiste em ir em busca de parceiros relevantes para o nicho, o Link Bait é uma tática que se pode aplicar e esperar de forma mais passiva.

Consiste, então, em produzir conteúdo interativo e que gere interesse nas pessoas. Assim, espera-se que outros sites indiquem o seu como referência em determinado assunto. Por isso, pode-se apostar em criar:

  • Ebooks;
  • Notícias;
  • Enquetes;
  • Ferramentas;
  • Guia completo sobre um assunto.

Em resumo, tanto os temas evergreen quanto as novidades são boas opções para atrair mais links externos. Além disso, investir em debates e comparações também despertam a curiosidade do público.

Como aplicar

A primeira atitude é fazer uma boa análise de palavras-chave capazes de gerar mais interesse da sua persona. O segundo passo é definir o objetivo que pretende alcançar. Por exemplo, pode ser atrair, educar, informar ou convencer.

Depois disso, é preciso desenvolver um artigo, notícia ou ebook que de fato contenha um conteúdo rico. Ou seja, algo que outras pessoas queiram compartilhar e indicar em suas páginas.

Menção à marca

Foto: Sempre preste atenção no que os outros sites estão falando da sua marca.

Outra tática de Link Building é acompanhar as menções que outros sites fazem à sua marca. Desse modo, alguns meios em que é mais fácil encontrar isso são:

  • Portais de notícia;
  • Blogs do mesmo nicho;
  • Sites de review, caso venda um produto.

Por vezes, alguns deles podem citar o seu negócio sem fazer uma referência com o link do seu blog. Por isso, é essencial acompanhar quando isso ocorre e entrar em contato com o administrador para pedir que ele acrescente um link externo que leve a sua página. 

Como isso funciona?

De modo geral, consiste em ter a sua marca mencionada com um hiperlink em páginas que abordam assuntos relevantes para o tipo de conteúdo ou serviço que oferece. Então, é preciso entrar em contato com a equipe do site e solicitar a menção de marca.

Para acompanhar isso, é possível usar o Google Alerts, por exemplo. Assim, fica mais fácil saber quando o seu negócio foi citado e poder ter mais backlinks para o seu site.

Links quebrados

Foto: Os links quebrados podem prejudicar o seu trabalho de SEO.

Essa é uma tática que dá um pouco mais de trabalho, já que você vai precisar acompanhar com frequência os links quebrados ou perdidos. Dessa forma, será possível entrar em contato com a equipe da página e solicitar a inclusão do link completo.

Como trata-se de um erro, essa atitude costuma ser mais bem aceita por quem é responsável pelo blog. Além disso, é uma maneira de melhorar o seu SEO por meio de backlinks.

Eles são mesmo importantes?

Sem dúvida, ter um link quebrado no site é ruim tanto para ele quanto para o leitor. Afinal, ao se interessar pelo conteúdo, o usuário não vai conseguir acessá-lo, logo, também é importante para o tráfego no seu blog.

Fora isso, ter links quebrados no site não é bem visto pelo rastreador. Isso porque passa a imagem de descuido, falta de atenção e de que o conteúdo não é atualizado com regularidade.

Portanto, tudo isso também influencia na perda de relevância da sua página, caso esse seja um problema frequente. Então, entrar em contato com e pedir para inserir o link completo é importante para ambos.

Ferramentas de Link Building para SEO

Foto: Hoje, existem várias opções de ferramentas para trabalhar o link building no seu site.

Mesmo que seja possível obter backlinks sem ter muitas ferramentas, usar algumas delas pode tornar o seu dia a dia mais prático. Por isso, conheça, teste e avalie as opções a seguir:

  • SEMrush;
  • Google Alerts;
  • Hunter;
  • Check my links, extensão do Google Chrome;
  • SEOquake.

Fora esses, usar o Google Search para encontrar listas sobre o seu tipo de produto ou serviço também é válido. Afinal, listas que classificam os melhores, por exemplo, são oportunidades de obter links externos em menções de marca.

Qual escolher?

Os recursos que cada uma possui variam, enquanto umas podem ter mais opções que outras. Dessa forma, pode-se escolher a que mais se adequa a seus objetivos e orçamento, caso queira ou não investir para usar mais recursos.

As plataformas gratuitas também oferecem várias opções de pesquisa de PC e otimizações para o site. Mas caso o seu website seja grande e exija outras melhorias técnicas, investir em uma ferramenta é uma boa opção.

SEO técnico? Entenda mais sobre isso

Foto: O SEO técnico é uma parte do conceito que poucos conhecem ainda.

É a parte que busca melhorar a experiência do usuário ao navegar no seu site. Desse modo, se preocupa com as questões mais técnicas e que estão mais relacionadas com o trabalho de um desenvolvedor web, por exemplo:

  • Tecnologia;
  • HTML;
  • Servidores.

O fato é que ter uma página com problemas para carregar, excesso de detalhes ou sem segurança influencia a sua posição no ranking. Por isso, ainda que não precise lidar com essas questões práticas no dia a dia, é importante saber o que é SEO técnico.

Vídeo explicando sobre o que é SEO técnico

A importância dele

Um dos critérios que o Google usa para rankear um site é a sua interface com o usuário. Desse modo, alguns pontos essenciais para conseguir chegar nas primeiras posições são ter:

  • Site otimizado para mobile;
  • Protocolo de segurança HTTPS;
  • Pouco tempo de carregamento.

O tempo de carregamento de imagens, tempo de resposta a um comando curto e layout sem excessos são itens básicos. Portanto, caso note que o seu domínio tem um conteúdo otimizado, mas tem problemas com isso, contrate quem entende do tema para resolver.

O que é sitemap?

Foto: O sitemap é essencial para que haja uma boa indexação da página.

É um arquivo de texto, em geral XML, que serve para rastrear e indexar as páginas do seu website. Então, ele tem uma função que os rastreadores do Google e outros mecanismos de busca conseguem cumprir, mas criar um sitemap pode acelerar esse processo.

Com ele, a indexar e rankear a sua página é mais rápido, já que todos os dados estarão mais acessíveis ao buscador. Assim, esse é um item essencial para os sites que contém um grande número de páginas internas e que atualizam o conteúdo com frequência como:

  • Blogs;
  • Portais de notícia;
  • Lojas virtuais.

Um sitemap ordena dados essenciais para os rastreadores como o local da URL, data da última alteração, frequência de atualização e a sua relevância. Dessa forma, ele é considerado um facilitador, o qual torna o processo de indexação mais ágil.

Quando criar um sitemap?

Como o robô  vai conseguir ler o website de qualquer forma, alguns acreditam que o sitemap não é importante. Mas ele é muito útil para a indexação de páginas de sites que são muito grandes, como uma loja virtual.

Caso o seu site seja recente, criar um sitemap acelera um pouco esse processo, por exemplo. Além disso, se a sua estratégia de Link Building ainda não é das melhores, ele impede que algumas páginas sejam perdidas.

Tipos

É possível criar sitemaps específicos para mídias com vídeo, imagem, notícia ou site de vendas. Além disso, há vários formatos de arquivo, mas o XLM é o mais eficiente.

User Experience e SEO

Foto: A experiência do usuário é um fator de extrema importância para o Google.

Nos últimos anos, os critérios que os buscadores usam para valorizar um conteúdo também têm a ver com a opinião dos usuários. Assim, por meio da análise de métricas, é possível definir se o seu domínio tem os requisitos básicos como:

  • Pouco tempo para carregar uma página;
  • Website com navegação intuitiva;
  • Conteúdo útil e atrativo.

O tempo que as pessoas ficam em uma página, por exemplo, é uma das métricas usadas. Por isso, os que desejam melhorar o SEO dos seus blogs ou sites de venda precisam ficar atentos  a UX.

Para isso, é preciso investir tanto na estrutura técnica quanto na produção de conteúdo de qualidade. Além disso, manter o contato com o seu público, criar testes ou fazer perguntas pode indicar o que ainda falta para melhorar a experiência dele no seu domínio.

Robots.txt

Foto: O SEO técnico conta com diversos recursos para otimizar ainda mais a sua página.

É um arquivo que serve para bloquear alguns diretórios dos principais mecanismos de busca. Essa é uma forma de impedir que páginas irrelevantes apareçam para os usuários nos resultados de pesquisa e que seu site fique sobrecarregado com os rastreadores.

Os robots.txt, então, são comandos inseridos na raíz do seu website. Para fazer isso, é preciso conhecer um pouco sobre programação. Mas conheça o significado de alguns deles:

  • User-agent: bloquear o acesso de um buscador específico, como o Google Boot;
  • Disallow: escolher páginas que não devem aparecer nos resultados de pesquisa;
  • Allow: indicar quais páginas deseja que sejam indexadas;
  • Sitemap: indicar todas as páginas que existem no seu website.

Eles servem, portanto, para controlar o acesso a páginas, imagens, arquivos e recursos. Mas há limitações, já que os robôs podem seguir esses comandos ou não. Além disso, talvez seja preciso criar ordens para cada um deles.

Carregamento e sua importância no SEO

Foto: Sua página online não pode demorar muito tempo para carregar.

Hoje, a maioria dos usuários abandona as páginas que levam mais de três segundos para carregar. Então, trata-se de reduzir não apenas o número de visitas ao seu blog, mas também de vendas.

Mesmo que o seu conteúdo seja um dos mais completos, a UX com o carregamento pode afetar a sua posição no ranking. Afinal, quanto menos o cliente precisa esperar, mais tempo ele consegue aproveitar o seu texto e o website como um todo.

Em especial para os que usam o celular, dos quais a maioria está com pressa, o tempo de resposta é essencial. Por isso, fazer as melhorias indicadas por ferramentas como o PageSpeed do Google também é crucial.

A velocidade é muito importante

Esperar muito para conseguir acessar a sua página não é uma boa primeira impressão. Além disso, quanto mais tempo o site demora para abrir, maiores as chances de que a pessoa desista de visitar o seu artigo.

Com a velocidade das redes, essa demora pode ser de apenas alguns segundos, mas eles são valiosos nesse caso. Portanto, otimizar o seu website é essencial para manter e atrair novos visitantes.

O Mobile First Index tem impacto no SEO

Foto: O Mobile First Index é mais um recurso do Google que visa melhorar a experiência do usuário.

Não é novidade para ninguém que os celulares se tornaram o principal dispositivo para acessar a internet. Afinal, é isso que se vê no dia a dia com a maioria das pessoas de qualquer idade e em qualquer lugar.

Isso significa que boa parte dos que buscam o seu conteúdo na web usam esse aparelho. Aliás, estima-se que a cada 5 pesquisas, 3 são feitas por meio dos dispositivos móveis.

Por esse motivo, em 2017, o Google anunciou o Mobile First Index. Em resumo, desde 2018 o buscador usa a versão Mobile do seu site para indexação. Dessa forma, é preciso ter uma página completa, com bom design e navegação fácil em celulares.

Antes da mudança, a indexação era feita apenas nas versões desktop. Alguns websites já contavam com uma otimização para mobile, mas a UX não era tão boa e havia redução de opções e informações.

Pontos para prestar atenção

O principal ponto que se deve ter em mente ao otimizar o site para mobile é que não pode haver perda de conteúdo importante. Isso pode afetar de forma negativa a sua posição no ranking.

Velocidade

Fora isso, a velocidade é um dos aspectos essenciais para os usuários. Então, ao mesmo tempo em que as suas páginas precisam ser completas, elas também devem ser leves e otimizadas para que o carregamento não demore muito.

Responsividade no SEO

Foto: Um site de destaque nos mecanismos de busca precisa ser responsivo.

Um site responsivo é o que consegue entregar uma boa experiência de design e navegação para o usuário de qualquer aparelho. Assim, algumas características importantes para que isso ocorra é que a página seja:

  • Adaptável aos formatos de tela;
  • Otimizada para diferentes aparelhos;
  • Com navegação intuitiva.

Isso influencia no SEO porque esse é um dos critérios de avaliação do Google para os websites. Então, para oferecer os melhores resultados de pesquisa, ele também leva em conta o design responsivo.

Quando alguém acessa uma página em que isso não ocorre é provável que ela volte para o mecanismo de busca até encontrar um que atenda o critério. Portanto, quanto mais vezes isso acontecer com seu site, há mais chances de ter uma queda na posição no ranking.

Accelerated Mobile Pages, um elemento importante para o SEO

Foto: O AMP é essencial para deixar o conteúdo da sua página mais leve.

É um framework que serve, como o nome sugere, para acelerar as páginas acessadas na web por um celular ou tablet. Afinal, nem sempre a conexão nesses dispositivos é a melhor, por isso, usar esse recurso pode melhorar a navegação e o número de visitas ao seu site.

O AMP, como é mais conhecido, cria uma versão mais leve do seu conteúdo e entrega para o usuário. Assim, aumenta a velocidade de carregamento em até 85%, o que é ideal para páginas com poucas mídias pesadas, como tabelas e imagens.

É válido destacar que essa estrutura não funciona muito bem para artigos que usam muitas imagens, por exemplo. Isso porque ele retira alguns elementos para otimizar, logo, caso fotos e tabelas sejam essenciais para o assunto, não vai ficar bom.

Vantagens de usar essa estrutura

O AMP melhora a responsividade do site e a experiência do usuário. Dessa forma, também é capaz de influenciar no aumento de conversões, visitas e, assim, melhorar a sua posição no ranking do Google.

SEO técnico e auditorias

Foto: Um site que deseja se destacar online precisa passar por auditorias.

As auditorias são análises que visam conhecer erros e pontos que o site precisa melhorar. Assim, no caso da parte técnica, é preciso levar em conta os aspectos que tem a ver com a tecnologia e desenvolvimento dele, por exemplo:

  • Tráfego;
  • Velocidade do site;
  • A existência de mais de uma versão do seu website;
  • Verificar se ações manuais de penalidade para o seu site;
  • Arquitetura do site;
  • Links internos;
  • Rich snippets.

Fora isso, também se considera a escolha de palavras-chave, conteúdos duplicados e otimização de URLs. Afinal, tudo isso afeta a experiência do usuário, UX, logo, influencia na relevância do seu website para o mecanismo de busca.

A auditoria, portanto, tem o objetivo de identificar tudo que afeta o desempenho e sucesso das suas páginas. Além disso, pode apontar a solução para alguns deles e contribuir para o seu crescimento.

Como fazer?

Há ferramentas gratuitas de auditoria que podem ser usadas para consultar os problemas que existem no seu website. Além disso, também é possível entrar em contato com profissionais da área para fazer ou orientar esse processo para você.

Como usar o SEO local?

Foto: O SEO local também é uma estratégia importante que pode ajudar seu site.

A principal diferença entre esse conjunto de estratégias de otimização e as demais é o fator geográfico. Ele é útil, portanto, para empresas com atuação focadas em uma região, por exemplo:

  • Restaurantes;
  • Hoteis;
  • Lojas físicas;
  • Supermercados;
  • Consultórios.

Ele usa alguns critérios para apresentar os resultados mais assertivos para o usuário como a distância, relevância e o destaque que o local tem na região. Para usar esse tipo de otimização, é preciso melhorar o site da empresa e conhecer o Google Meu Negócio.

Outro ponto que pode aumentar as chances de aparecer como relevante na sua região é criar conteúdo relacionado. Assim, é mais fácil conseguir backlinks com outros negócios que atuam perto do seu.

Isso pode ajudar o seu negócio

Além de colocar o seu negócio em um mapa acessível, usar o SEO local ajuda a atrair um público novo, aumenta a sua autoridade e incentiva as pessoas a conhecerem o seu espaço. 

Vídeo explicando sobre SEO Local

Por esses motivos, otimizar o seu endereço online para atender esse tipo de estratégia é essencial. Aliás, tanto as grandes quanto as pequenas empresas, mesmo em cidades menores, conseguem obter vantagens.

Google Meu Negócio

Foto: O Google Meu Negócio é uma das ferramentas mais usadas por quem tem negócios físicos.

É uma das ferramentas que podem fazer toda a diferença para os que trabalham com negócios físicos. Depois de acessar e preencher os dados que o Google solicita, o usuário pode fazer uma pesquisa genérica, como com o termo restaurante, e encontrar:

  • Nome da empresa;
  • Categoria do serviço que oferece;
  • Horário de funcionamento;
  • Endereço físico;
  • Contato;
  • Site.

Fora isso, também é possível adicionar imagens e vídeos do espaço, os quais aumentam a confiança e interesse das pessoas. Outro ponto positivo em usar o Google Meu Negócio é que os que já visitaram o local conseguem fazer uma avaliação com estrelas e comentários.

Com todos esses dados disponíveis, o público da sua região pode decidir ir visitá-lo. Aliás, depois de cadastrar, você recebe relatórios completos sobre o número de pessoas que ligou por meio do contato informado ou quis saber como chegar ao seu estabelecimento.

Mais visibilidade para o seu site

Caso a sua empresa tenha um site, os clientes conseguem acessá-lo de modo mais fácil. Então, aumenta o número de visitas, conversões e a autoridade da sua marca na região. Portanto, é uma ferramenta essencial para negócios de atuação local.

E os negócios que não têm endereço físico?

Não é necessário ter um endereço físico para fazer esse cadastro. Assim, serviços que atuam apenas com delivery também conseguem obter mais destaque com os recursos do Google Meu Negócio.

SEO local e os fatores de rankeamento

Foto: O SEO local conta com vários fatores de rankeamento diferentes.

Com o uso de GPS em quase todos os celulares, a busca por um serviço local é muito mais rápida. Afinal, muitas vezes nem é preciso digitar o nome da cidade e os estabelecimentos mais próximos aparecem. Desse modo, alguns fatores de rankeamento são:

  • Proximidade;
  • Relevância;
  • Destaque.

Ficar atento ao que cada fator leva em conta como positivo é essencial para aparecer nos primeiros resultados da sua região. Assim, não será preciso investir tanto em um anúncio e conseguir uma boa posição apenas com estratégias de otimização orgânica.

Elementos importantes

É importante saber que o Google, principal mecanismo de busca hoje, entrega duas listas diferentes para pesquisas sobre serviços e lojas físicas. O primeiro é o Local Pack, para o qual os dados presentes no Google Meu Negócio são os mais relevantes.

O Local Pack é o que aparece em primeiro plano na página de resultado. Já a segunda lista é chamada de Local Finder, a qual leva em conta os três critérios que a empresa do buscador informa. Por isso, nem sempre o primeiro que aparece permanece nessa posição.

Proximidade

Foto: A proximidade é um dos principais fatores de rankeamento do SEO local.

A localização do usuário é um fator relevante para o rankeamento de estabelecimentos em cada região. Então, quando se faz a pesquisa, de forma automática, o buscador entende que os resultados mais relevantes são os mais próximos.

Para fazer isso, ele considera tanto os dados de localização que já possui quanto o GPS. Assim, caso ele esteja ativado no celular, mais preciso é o resultado. Mas esse não é o único meio de mostrar os locais mais próximos.

Muitas vezes o usuário busca por algo em um lugar específico. Dessa forma, insere o nome do bairro, cidade ou estado para encontrar o serviço ou produto que deseja obter. Ou seja, usar palavras-chave que remetem ao seu endereço também é essencial.

Relevância

Foto: Você precisa mostrar para o Google que seu site é relevante.

Nesse critério, o mecanismo de busca compara o termo pesquisado com o nome do seu negócio para oferecer um resultado assertivo. Por isso, é importante usar o nome pelo qual as pessoas já conhecem o seu estabelecimento. Além disso, considere os fatores:

  • Nome;
  • Palavras-chave da sua descrição;
  • Dados do Google Meu Negócio.

Ter a sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio também contribui muito para o que ela seja relevante na sua região. Então, preencha o maior número de informações e facilite esse processo.

Para melhorar ainda mais os resultados, escolha as palavras-chave mais pesquisadas por seu público na descrição. Desse modo, há mais chances de ter o seu negócio como um dos primeiros resultados na sua região.

Destaque

Foto: O destaque que seu negócio tem na região também é importante para ganhar espaço online.

O Google também avalia qual é o nível de destaque que a sua empresa possui na região. Em primeiro lugar, considera tanto a popularidade no mundo online, mas também no físico. Por isso, estabelecimentos grandes e mais antigos têm mais chances de aparecer primeiro.

Para saber quais negócios têm mais destaque, o buscador analisa qual o número de visitas que ele recebe e as referências que existem a ele. Dessa forma, é importante ter citações e backlinks em:

  • Notícias;
  • Reportagens;
  • Citações à marca;
  • Links.

Fora isso, deixar o espaço de avaliações e comentários aberto ao público pode tornar o local mais conhecido. Afinal, quanto maior o número de pessoas que avalia e comenta de modo positivo, maiores são as chances de receber uma boa posição nos resultados.

Um perfil de destaque

Portanto, pode-se dizer que muitas estratégias do SEO tradicional valem para o local. Por isso, conheça os termos buscados na sua região e deixe o seu perfil  completo para aumentar o interesse do público.

Vale lembrar que, diferente de outras estratégias, nesse caso a pessoa já está decidida a contratar um serviço ou fazer uma compra. Dessa forma, ter um perfil completo também pode aumentar as suas vendas.

O SEO nas redes sociais funciona mesmo?

Foto: É importante aplicar técnicas de SEO no seu site e também nas suas redes sociais.

Ter um perfil com grande destaque nas redes sociais não é um fator de rankeamento para o Google. Mas, para o Bing, a autoridade de um perfil influencia sim os resultados de busca. Então, saiba quais são os sinais sociais que contribuem para destacar a sua página.

Perfil 

Otimizar o perfil é o primeiro passo para que ele se torne atraente. Assim, use uma foto atrativa e que mostre a sua marca, bem como use o espaço da biografia para falar sobre seus objetivos.

Incluir um link nesse espaço também é uma forma de levar mais visitantes para o seu site. Então, se pode usar um hiperlink para o blog, mas também para um canal no Youtube, um espaço que você poste conteúdos mais relevantes e completos.

Compartilhamento

O compartilhamento deve ocorrer entre o seu perfil e o blog, ou seja, que um direcione para o outro e vice-versa. Além disso, investir em Link Building  contribui para que o algoritmo reconheça seu conteúdo como relevante.

Conteúdo

É a parte essencial de qualquer estratégia para ganhar engajamento a longo prazo. Portanto, crie vídeos, fotos, textos que levem temas importantes para a sua persona e que tenham potencial de fazê-las tomar uma ação.

Monte sua estratégia de SEO nas redes sociais

Mesmo que não de forma direta, ter um perfil de autoridade gera backlinks fortes para o seu site. Além disso, é um dos principais meios para acompanhar e interagir com seu público de perto.

Quer aprender ainda mais sobre SEO?

Foto: Hoje existem diversas plataformas que te ajudam a aprender mais sobre SEO.

Com esse artigo, você, sem dúvida, já obteve o conhecimento básico sobre as estratégias de SEO. Mas para os que desejam começar a trabalhar com isso ou aperfeiçoar o seu currículo para uma carreira no Marketing Digital, há cursos que contam com:

  • Aulas;
  • Mentorias;
  • Atividades práticas;
  • Orientação de carreira.

O acesso a tudo isso prepara você para atuar de forma profissional e atingir bons resultados, seja no seu próprio negócio ou no de um cliente. Então, conheça plataformas que oferecem cursos na área.

EBAC

A Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia tem uma plataforma de cursos completos que preparam o aluno para a profissão com conteúdos básicos aos avançados. Assim, contam com tutores experientes na área e que vão orientar o seu desenvolvimento.

HubSpot

A HubSpot Academy contém vários minicursos na área de Marketing e Vendas gratuitos que criam a base do conhecimento que você precisa ter. Então, são ideais para quem está com pouco tempo, mas deseja aprofundar seu conhecimento em uma prática específica.

Fique atento às mudanças

As mudanças no mundo digital ocorrem com frequência, portanto, é essencial se manter atualizado. Para fazer isso, continue estudando e, em especial, aplicando e testando as estratégias que mais se encaixam com o seu tipo de negócio.

Uma das características do perfil de quem deseja trabalhar nessa área é a capacidade de adaptar-se. Então, observe as novidades e busque criar algo útil, inovador e de qualidade.

O SEO é capaz de garantir o sucesso do seu negócio!

Foto: Use o SEO de maneira estratégica e obtenha resultados cada vez mais promissores.

Ter uma boa estratégia de otimização é algo que contribui para o seu sucesso não apenas no presente, mas também a longo prazo. Com esse artigo, você conheceu os conceitos básicos para alavancar o seu negócio, seja ele de físico ou digital.

Fora isso, também teve a oportunidade de conhecer as ferramentas que podem auxiliar no processo. Assim, tem o conhecimento necessário para estar à frente da sua concorrência, ter mais reconhecimento de marca e ainda entregar o melhor produto aos seus clientes.

Portanto, agora você já tem uma base sólida sobre esse conceito tão importante. Então, é a sua vez de dar o próximo passo e colocar tudo o que foi explicado aqui em prática. Alinhe as técnicas de marketing digital e SEO e conquiste o seu espaço no universo online.

O Papel da Inteligência Artificial no SEO

A inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais crucial no campo do SEO (Search Engine Optimization). 

Com a evolução dos algoritmos dos motores de busca e a crescente demanda por uma experiência de usuário mais personalizada e eficiente, a IA está transformando a maneira como os sites são otimizados e ranqueados. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a IA está impactando o SEO:

1. Análise de Dados e Insights

A IA pode processar grandes volumes de dados rapidamente, permitindo uma análise mais profunda e precisa do comportamento dos usuários, tendências de busca e desempenho de conteúdo.

Ferramentas baseadas em IA podem identificar padrões e insights que humanos poderiam facilmente perder, ajudando os profissionais de SEO a tomar decisões mais informadas.

2. Personalização da Experiência do Usuário

Os motores de busca estão utilizando a IA para personalizar os resultados de busca com base no histórico de navegação, localização, e preferências do usuário.

Isso significa que o SEO agora precisa considerar não apenas a relevância geral, mas também a relevância personalizada para diferentes segmentos de usuários.

3. Otimização de Conteúdo

A IA pode ajudar na criação e otimização de conteúdo, sugerindo tópicos, palavras-chave e até gerando esboços de textos.

Ferramentas como o GPT-3 (usado pelo ChatGPT) são exemplos de como a IA pode ser usada para produzir conteúdo relevante e de alta qualidade, ajustando-o conforme as melhores práticas de SEO.

4. Automação de Tarefas de SEO

A IA está automatizando muitas das tarefas repetitivas e demoradas associadas ao SEO, como auditorias de sites, análise de backlinks, e monitoramento de classificação.

Isso libera tempo para os profissionais de SEO se concentrarem em estratégias mais complexas e criativas.

5. Análise de Sentimento e Feedback dos Usuários

A análise de sentimento, que utiliza a IA para avaliar as emoções e opiniões expressas em textos, pode ser usada para entender melhor como os usuários estão reagindo ao conteúdo.

Isso pode ajudar a ajustar a estratégia de SEO para atender melhor às expectativas e necessidades do público-alvo.

6. SEO Visual e Reconhecimento de Imagens

Com o crescimento das buscas visuais, a IA está sendo utilizada para reconhecer e indexar imagens de forma mais eficaz.

Ferramentas de reconhecimento de imagens baseadas em IA podem ajudar a otimizar o conteúdo visual para melhorar a visibilidade nos resultados de busca.

 

7. Predição de Tendências

A IA pode prever tendências de busca futuras com base em padrões históricos e dados atuais. Isso permite que os profissionais de SEO ajustem suas estratégias proativamente para capitalizar sobre novas oportunidades antes que seus concorrentes.

8. Detecção de Anomalias

A IA pode monitorar o desempenho do site e detectar anomalias ou mudanças súbitas no tráfego, ajudando a identificar e resolver problemas rapidamente.

Isso é crucial para manter um bom ranqueamento nos motores de busca.

9. (VSO) Voice Search Optimization

Com o aumento das buscas por voz, a IA está ajudando a entender e otimizar para consultas conversacionais.

Ferramentas de IA analisam as diferenças entre buscas por texto e por voz, permitindo uma otimização mais precisa para cada tipo de consulta.

A inteligência artificial está revolucionando o SEO, tornando-o mais eficiente, preciso e centrado no usuário.

Ao integrar a IA nas suas estratégias de SEO, as empresas podem não apenas melhorar seu ranqueamento nos motores de busca, mas também oferecer uma experiência de usuário superior. Manter-se atualizado com essas tecnologias emergentes e adaptá-las conforme necessário será essencial para qualquer profissional de SEO que deseja permanecer competitivo no mercado digital.

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